frase-topo

(62) 3353-8088

(62) 98636-0172

Clínica Móvel oferece exames de prevenção ao câncer de mama e de útero em Goianésia

clinica movelGoianésia recebe de 21 a 24 de junho, a Clínica Móvel da Mulher do Ipasgo. Durante 4 dias as usuárias do Instituto na cidade e região poderão fazer exames de prevenção ao câncer de mama e de útero. Serão realizadas consultas, mamografias e ultrassonografias. A unidade estará atendendo em frente o Posto de atendimento do Ipasgo, que fica localizado na Rua 31, no Centro de Goianésia.

A Clínica Móvel é uma estrutura montada em uma carreta, com capacidade e agilidade para atender algumas ações de prevenção, no atendimento e atenção à mulher. No espaço, há consultório médico, sala para a coleta de material para exames, um mamógrafo e um ultrassom, além de uma equipe especializada na atenção à mulher. Junto com a equipe também estará presente um grupo de profissionais ligados ao próprio Ipasgo, para prestar assistência psicológica e encaminhamento à rede credenciada para casos, onde for comprovada doença mais grave.

Para ter acesso à mamografia, a mulher precisa apenas ser segurada do Ipasgo e ter mais de 45 anos. No caso de ter histórico de câncer de mama na família, durante a consulta, será avaliada a necessidade do exame. As consultas, mamografias e ultrassonografias serão realizadas na própria Clínica Móvel e não terão incidência de coparticipação. Apenas nos casos em que for coletado material para o exame de colpocitologia, é que as usuárias terão que levá-lo a um laboratório e nesse caso, terão que pagar a coparticipação.

Em Goianésia, são quase 3.800 usuárias do Instituto, sendo mais de 1800, com mais de 45 anos, portanto já em idade de realizar mamografias, segundo recomendação do Ministério da Saúde. O exame é a principal arma no combate ao câncer de mama, pois assegura o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for descoberto, maiores as chances de cura. Neste tipo de tumor, segundo o IBCC, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, as possibilidades ultrapassam os 95% . A unidade realiza ainda ultrassonografias para a prevenção do câncer de colo de útero e para mulheres gestantes.

A Clínica Móvel da Mulher é mais uma ação de interiorização do Ipasgo, que visa proporcionar atendimento de qualidade aos usuários nas próprias cidades que residem, evitando deslocamentos para a capital, conforme determinado pelo governador Marconi Perillo.

As interessadas em realizar os exames devem procurar o posto de atendimento do Ipasgo em Goianésia, localizado na O telefone para informações e inscrições é o (62) 3353 – 4254.

 

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA BOA NOVA DE GOIANÉSIA
Copyright © 2005-2015 - Todos os direitos reservados

apice