frase-topo

(62) 3353-8088

(62) 98636-0172

Secretário de Saúde de Goianésia assume a diretoria financeira do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

índiceA nova diretoria do CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, foi eleita na última semana em assembléia com presença de aproximadamente mil secretários municipais de saúde durante o 33º Congresso Conasems, em Brasília. A eleição teve chapa única “Somos todos Conasems” e reelegeu o atual presidente, Mauro Junqueira.

Goianésia foi privilegiada ao ter escolhido como Diretor Financeiro o Secretário Municipal de Saúde, Hisham Mohamad Hamida, sendo o único goiano a fazer parte da diretoria do Conselho.

Para Hisham, o novo cargo “representa um canal mais direto com o ministério da saúde onde participará das deliberações das políticas públicas para o nosso país”. Hisham Mohamad passou a ocupar o cargo após ser indicado pelos secretários de saúde de Goiás e ocupará a diretoria durante o biênio 2017/2019.

O Conasems

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS - nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública e se legitimou como uma força política, que assumiu a missão de agregar e de representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país.

Desde 1988 promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização.

Assumiu o desafio de romper com a estrutura centralista de decisões impostas de cima para baixo, que desconsideravam as especificidades e as demandas de cada município brasileiro. Propôs uma fórmula de gestão democrática para a saúde, atribuindo aos municípios um papel que não fosse o de meros coadjuvantes, fazendo jus aos preceitos constitucionais de formulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Defendeu de forma incondicional que o sistema público de saúde seria mais eficaz à medida que os municípios deixassem de ser somente executores de ações, e assumissem também o papel de formuladores de políticas públicas. Como artífice de um plano de inclusão social, o CONASEMS passou a auxiliar os municípios na formulação de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento dos seus respectivos sistemas de saúde, primando pelo intercâmbio de informações e pela cooperação técnica.

 

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA BOA NOVA DE GOIANÉSIA
Copyright © 2005-2015 - Todos os direitos reservados

apice